Back to Blog

Ser candidato ou não, como decidir?

#gilbertomusto #mapadovoto #marketingpolitico #marketingpoliticodigitial Jan 11, 2022

Embora não pareça, mas a importância de ser candidato a deputado federal em um partido, ganhou muito mais importância do que aos demais cargos como senador, deputado estadual e até mesmo governador.

Isso ocorre justamente porque a sobrevivência do partido está na quantidade de deputados federais que ele elegerá na próxima eleição na Câmara dos Deputados, reagindo assim a força do partido e ainda a quantidade de recursos a serem destinados.

Isso poucos candidatos percebem ao ouvir do presidente:

- Vamos conversando e arrumaremos um bom local para você. Se não der estadual você pode ir a federal.

Quando você ouvir esta frase, estará sendo objetivo do que chamamos de “fundo de chapa”. O partido já tem uma previsão de votos que elege um candidato, mas precisa sedimentar essa base com muitos candidatos que terão poucos votos. Garantido assim a eleição de dois ou três deputados.

Esse jogo você deverá saber jogá-lo, porque seu futuro está exatamente sendo desenhado neste momento, em você aceitar ou não. Ganhar a eleição em uma negociação desse tipo, já passa a ser secundário, mas, é imensamente importante você perder, porém ganhar politicamente e dentro da estrutura do partido visando 2024.

Vamos lá. Por exemplo o partido que fizer 100 mil votos colocará 2 deputados federais. Porém esses deputados do partido deverão ter cada um 30 mil votos. Assim são 60 mil de ambos, mais 40 mil que devem ser angariados por 20 candidatos de 2 mil votos cada. E esses 20 candidatos que entraram para ter 2 mil votos, tem um peso fundamental na vitória daqueles dois eleitos, e isso, tem um preço que pode ser uma colocação no governo, alguns cargos menores que você oferecerá a pessoas próximas a você, prevendo lhe ajudarem em sua eleição para 2024, montando assim, sua base desde já e tantas outras oportunidades que mostro no livro Mapa do Voto 3 na primeira parte em “ambiente político”, que indico a leitura imediatamente para tomar a melhor decisão.

 

Compre primeiro, e agora, o livro que mais contribui com seu projeto 2022 e 2024.

Don't miss a beat!

New moves, motivation, and classes delivered to your inbox. 

We hate SPAM. We will never sell your information, for any reason.