Back to Blog
Eleições 2024

Qual o papel de um Lobista na seara política

#gilbertomusto #mapadovoto #marketingpolitico #marketingpoliticodigitial Jan 11, 2023

O nome nos remete a um entendimento pejorativo de alguém que se aproveita, ou ainda tenta manipular terceiros, na obtenção de um resultado planejado.

Nos Estados Unidos como em outros partidos é regulamentada a profissão de lobista e respeitada como qualquer outra, a contribuir no alcance de um objetivo de interesse de uma empresa, uma entidade ou ainda órgãos governamentais, na busca de uma melhor condução de métodos e processos que nos remetem ao objetivo planejado. Esses métodos podem estar envoltos em diferentes questões de políticas públicas, como pontua o site institucional da empresa Integra – Relações governamentais: “Lobby é fazer com que as ações do Estado reflitam as necessidades da sociedade, seja através de entidades, organizações, comunidades ou mesmo pessoas físicas” 

Na era em que a tecnologia está presente e acelera a comunicação, inclusão de dados e transparência, o processo de lobby traz a luz melhores oportunidades de se conquistar espaços de forma veloz e competente. Os métodos tecnológicos, dão condições de compilar dados e transformá-los em informação.  

Ter dados hoje, não é suficiente, ter dados agrupados e inter-relacionados, são o cominho que nos conduz a uma visão mais espacial frente a informações que nos ajude a tomar as melhores decisões. Os lobistas por intermédio de diversas ferramentas, podem priorizar no campo das atividades, estudos técnicos e análises de risco para gestões ou mandatos com base em planejamento estratégico e execução linear para transparência e legitimidade.

Aos mais plugados com esta realidade podem entender que estes profissionais enviados por grupos de pressão contribuem muito para a evolução e criação de novos conceitos de trabalho na execução das políticas publicas com profissionalismo e eficientes resultados.

Don't miss a beat!

New moves, motivation, and classes delivered to your inbox. 

We hate SPAM. We will never sell your information, for any reason.