Back to Blog
Eleições 2024

O eleitor acha normal demais promessa não cumpridas?

#gilbertomusto #mapadovoto #marketingpolitico #marketingpoliticodigitial Feb 21, 2023

Em cenário com cada dia mais distante o discurso das realizações efetivas, os políticos e candidatos podem enfrentar questionamentos já na pré-campanha quando propor realizações faraônicas ou sonhadoras para a cidade ou região.

Em outras palavras, todas as pesquisas qualitativas que tenho acesso, mostram que o público anseia por benefícios simples e básicos. A questão é que nem essas entregas são realizadas de forma rápida pelos governantes.

Ao longo do tempo, o “efeito normose” ou “unfabulous” que significa, uma tendência patológica para condicionar o próprio comportamento, por molde a seguir os trâmites e as normas de conduta socialmente estabelecidas, em prejuízo pessoal e individual da pessoa, sobrevalorizando-se a opinião e a aceitação social dos outros se faz presente em nossas vidas.

Esse efeito, faz com que a sociedade ache normal de mais, o que antes seria de grande impacto. Em alguns locais do Brasil, caminhar por ruas ou vielas e se deparar com crianças pedindo comida, ou presenciar uma rajada de tiros no meio do dia, pela janela de um apartamento, pode significar algo normal a pessoas daquela região.

Na política o efeito normose pode ser encontrado justamente em políticos e candidatos que prometerem e não cumprirem.

Eleitores deixam de acreditar em propostas que se mostram muito aquém daquela realidade, assim, as propostas devem ser bem elaboradas em razão das necessidades eminentes do local, mas com provas cabais de que o candidato consegue realizar.

Faça um plano de governo ou proposta de mandato, factível com as ansiedades represadas na população que são básicas e simples de se resolver, fugindo do efeito normose ou unfabulous.

Don't miss a beat!

New moves, motivation, and classes delivered to your inbox. 

We hate SPAM. We will never sell your information, for any reason.