
Antes vem planejamento estratégico
Independente do cargo a ser disputado nas próximas eleições, tanto para prefeito como para vereadores, o planejamento estratégico é uma ferramenta inexorável, para o sucesso de uma campanha.
Nas proporcionais a diversificação deste planejamento se faz necessária baseada na expectativa de votos e quocientes eleitorais, mas, nas majoritárias não. Os cálculos são bem mais fáceis de serem ajustados, quantitativamente, referente aos votos válidos.
Porém tanto candidatos a vereadores como a prefeitos, devem medir o espaço que vão ocupar. Isso deve-se resumir em organização e otimização de custos. Em grandes cidades, o foco em bairros, comunidades e setores de zoneamento, nos dão diferentes percepções para a comunicação. Deve-se ter as propostas macros da campanha e a demais propostas para as mesorregiões de forma segmentada.
Num outro aspecto do planejamento, temos que mapear os adversários e suas potenciais forças de atuação, seja com equipe, com recursos ou mesmo o grupo. A popularidade dos adversários e o potencial de crescimento são detectados em pesquisas.
Temos ainda as redes sociais, já é bem mais fácil detectar algum potencial influenciador, os dados estão ali para avaliarmos. Não se atente para o número de seguidores apenas. Entenda que o importante é perceber o engajamento que os posts alcançam e impactam os internautas, gerando um buzz considerável.
Todos esses levantamentos e fontes de dados, podem ser acessados no site Cidades do IBGE, TSE, Wikipedia e veículos de comunicação. Mas saiba que dados são dados. Separados do contexto não lhe dizem nada. Os dados só têm valor se estruturados e organizados, refletido no objeto a qual serão utilizados. Por isso somente depois deste planejamento inicial, podemos ter ideia de onde queremos chegar.
É aí que nascerão as estratégias. Esse tópico irei abordar em outro material. Faça esses primeiros levantamentos, organize seus dados e estruture a leitura do caminho que você deve trilhar para alcançar a quantidade de votos necessária para sua eleição. Ficará mais fácil e claro iniciarmos os métodos de comunicação e mobilização.