Back to Blog

Planejamento de campanha, você sabe quais são as primeiras ações?

Jul 08, 2021

Ter a certeza da decisão de se candidatar é o primeiro passo do planejamento de campanha. Paralelamente a essa certeza, é preciso ter apoiadores. Portanto, reúna pessoas, incluindo os familiares. Para falar sobre esse assunto, o consultor político Gilberto Musto convidou o professor de Comunicação Política e Eleitoral, Marcelo Serpa, para participar da primeira edição do Mapa do VOTO Summit. Confira, abaixo, os principais destaques da live.

De acordo com Serpa, as eleições têm várias possibilidades. São pelo menos quatro:

  • Ganhar, ganhando: quando se ganha o pleito eleitoral, o sufrágio e o ganho político; 
  • Ganhar, perdendo: quando se ganha a eleição, mas politicamente perde. É quando se participa do processo eleitoral, ganha, mas não está preparado para exercer o cargo;
  • Perder, ganhando: quando perde o pleito eleitoral, mas ganha-se politicamente. Ou seja, é quando o candidato entra na disputa com uma determinada visibilidade e, mesmo perdendo a eleição, ganha destaque eleitoral por meio da ampliação do capital político;
  • Perder, perdendo:  quando perde posição política e capital político.

Na sequência, foi abordado o conceito de marketing eleitoral que pode ser definido como ações que levam uma chapa, um candidato ou um partido ao poder.  Aliado a esse conceito, deve ser ativado o marketing pessoal por meio de ações que gerem admiração, visibilidade e posicionamento. 


Ambos alertaram sobre a fase de preparação do candidato. “Assim como no marketing, em que há uma fase de preparação de produto, seja para decidir qual embalagem cores e tamanhos, assim é no marketing pessoal, onde o candidato será preparado. Isso não significa que o candidato terá que mudar e/ou enganar  o eleitor”, afirmou Serpa. Nesse momento, defeitos não são escondidos mas sim identificados para que se trabalhe justamente o oposto, os pontos fortes. 

Por isso, a importância de investir em um consultor político para realizar um trabalho de diagnóstico para avaliar se o candidato está, ou não, em condições de disputar as eleições.


Acesse aqui a íntegra da live e fique por dentro de todas as dicas para uma campanha vitoriosa

Don't miss a beat!

New moves, motivation, and classes delivered to your inbox. 

We hate SPAM. We will never sell your information, for any reason.