Back to Blog
Mapa do Voto

As pesquisas influenciam as decisões?

#gilbertomusto #mapadovoto #marketingpolitico #marketingpoliticodigitial Oct 09, 2022

Ao analisarmos os resultados das urnas com os divulgados pelas pesquisas, podemos friamente verificar que pouco influenciam na decisão do eleitor.

As pesquisas mostram uma tendência que o eleitor pode ou não concordar e, cada vez mais, toma suas decisões baseado em propostas, desconstruções, ou mesmo nas tentativas delas, mas friamente, pelos números da pesquisa na intenção de não perder o voto, a cada eleição não prospera.

Para mudar a opinião pública muitos fatores são necessários e alinhados por tempo e robustez. Uma versão contada uma única vez dificilmente altera o pensamento de muitos. A mesma versão contada muitas vezes, pode sim, fazer um grupo de pessoas mudar de opinião.

Com os resultados apurados ao final do primeiro turno, podemos claramente verificar que as pesquisas podem ter contribuído para algum tipo de alteração na opinião pública, mas não com a força que se imaginava.

Ideais e proposituras foram mantidas em torno do nome de Jair Bolsonaro e mostraram resultados totalmente diferente dos propagados dias antes.

A muleta de apoio dos institutos é que o publico decidiu de última hora e a coleta não captou essa movimentação final.

Se essa máxima defendida pelas empresas de pesquisas, está ai a prova cabal de que os resultados pouco manipulam a opinião. Há também a opção de os resultados terem sidos ou manipulados com erros grotescos nas amostras.

Don't miss a beat!

New moves, motivation, and classes delivered to your inbox. 

We hate SPAM. We will never sell your information, for any reason.