Back to Blog

O que você ganha com embates nas redes sociais?

#gilbertomusto #mapadovoto #marketingpolitico #marketingpoliticodigitial Jan 21, 2022

Não há como escapar de um enfrentamento. Vez em quando, nas redes sociais, principalmente por pessoas mais eufóricas versus outras mais eufóricas ainda nasce um embate.  

Um único post pode ser o provocador de milhares de comentários dando claras demonstrações que todos ali, colocaram suas opiniões, uns mais educados, outros mais afoitos e com menos educação, mas queira ou não, se posicionaram. 

E para um candidato, vale a pena estes embates? 

Se você analisar friamente, verá que as redes sociais mudaram muito o sentido de suas publicações quando o clima político de 2018 se acirrou e por aqueles canais resolveram se posicionar, o que não há nada de errado. 

Mas prefiro analisar de forma mais global e ir diretamente aos resultados: 

Quantas visualizações tiveram? 

Quantas reações tiveram? 

Exatamente neste ponto, todos param, verificam os números e ficam satisfeitos, ou não, porém imaginam ter uma prova real de como foi a relevância daquele post. 

Mas, o que devemos tentar entender é: o que houve com que leu (ou assistiu), não curtiu, não comentou e não compartilhou?  

Eles apenas lhe observaram. A imensa maioria não tem essa percepção. Se prendem nas reações obtidas e constroem um universo de análise com estes números pequenos.  

Um post teve 1.500 visualizações, 45 curtidas, 55 comentários e 10 compartilhamentos. Perfeito aí você teve 110 reações. E os outros 1.390 que tiveram acesso ao seu conteúdo e não se manifestaram. 

Foram impactados de alguma forma, avaliaram o conteúdo, criaram um pensamento a seu respeito e não se manifestaram. 

Em um embate, imagine quantos concordam ou discordam de você, mas não se manifestam enquanto você está se posicionando, defendendo A, atacando B, e a maioria só lhe observando. 

Muitos desses podem ter tido, por minutos, a vontade de votar em você e tê-la perdido com uma frase a mais que você postou durante o embate. Na verdade, quem já lhe era simpatizante, pouco mudará de opinião, mas perder quem ainda não estava com você, é desnecessário. 

Dicas de muitos conteúdos que agregam e como fazer para ampliar sua relevância com ferramentas de utilização e monitoramento além de uma verdadeira aula de clipagem, importantíssimo ativo virtual da sua campanha, estão no livro Mapa do Voto 3.  

Compre no último lote  CLICANDO AQUI e estruture seu trabalho para as eleições 2022/2024. 

Don't miss a beat!

New moves, motivation, and classes delivered to your inbox. 

We hate SPAM. We will never sell your information, for any reason.