Back to Blog

O que um estrategista ou assessor precisa ter e saber para conseguir sucesso?

#gilbertomusto #mapadovoto #marketingpolitico #marketingpoliticodigitial Jan 26, 2022

 São muitos os e-mails que recebo solicitando uma ou outra opinião em diferentes casos em que estão envolvidos os estrategistas de campanha e os assessores de candidatos.

Sempre os atendo da melhor e mais respeitosa forma, mas noto que alguns tem diferentes formas de se comportarem em situações de conflito ou partem para o embate como estratégia de defesa. 

Nas redes sociais, ficam claras as formas de se atuar, mas o que precede qualquer futura estratégia é o monitoramento anterior. Um importante item que percebo que pouquíssimos fazem e trabalham de forma empírica. 

Explicando melhor: Se o adversário ataca com muitas frentes o seu candidato, precisamos saber se as respostas devem ser dadas, se forem dadas se surtiu efeito e se, surtiu efeito diminuíram os ataques. Este é o ponto crucial do trabalho eficaz de um verdadeiro assessor estrategista.

O resultado foi o esperado?

Para se chegar a esse resultado e como se comportar perante o exemplo que dei, você precisa trabalhar alguns valores seus e de suas ações.

Dos pontos seus: 

  • Temperança 
  • Inteligência 
  • Visão macro do ambiente

Dos itens e ações 

  • Construção de narrativa 
  • Posicionamento 
  • Monitoramento 

Feito isso, considere que tudo acabará conspirando a fazer seu adversário mudar as estratégias. Mudou a rota, mudou as ações, o seu resultado já é visto como vencedor. Mas isso é feito diariamente, avaliado diariamente e construído diariamente. 

Não é simples, não é fácil e não é tranquilo. 

No livro Mapa do Voto 3, muito dessas formas de atuação você encontra no capítulo que falo sobre a “candidatura de alta performance”, mas isso está mais ligado ao trabalho do assessor e dos estrategistas do que apenas do candidato. 

A candidatura de alta performance é o resultado de várias frentes de campanha atuando em um único objetivo, embora por setores diferentes, mas com um trabalho integrado. 

Saiba como fazer isso de forma prática e rápida. 

Compre o livro Mapa do VOTO 3, em seus últimos exemplares, CLICANDO AQUI

Don't miss a beat!

New moves, motivation, and classes delivered to your inbox. 

We hate SPAM. We will never sell your information, for any reason.