Back to Blog

O desafio de contratar um coordenador para campanha

#gilbertomusto #mapadovoto #marketingpolitico #marketingpoliticodigitial Jan 16, 2022

Uma das funções mais importantes no grupo de trabalho de uma campanha é sem dúvida o coordenador. Este tem a função de falar, adquirir bens e serviços, contratar, dispensar e decidir em nome do candidato.

Confundido muitas vezes com o estrategista de campanha, o coordenador pertence a parte tática e não estratégica. No livro Mapa do Voto, pontuo claramente que dividimos em três partes os níveis de atuação a serem ocupados na campanha.

  • Estratégico
  • Tático
  • Operacional

O coordenador faz todas as estratégias acontecerem. Vamos ter um evento onde o candidato falará para 300 pessoas. O coordenador vai reunir o pessoal da administração da campanha e solicitar as equipes de almoxarifado, transporte e logística, no setor da Comunicação chamar o cerimonial, jornalismo e produtora para fazer com que no evento não falte nada e seja um sucesso.

Mas isso não é simples assim. O som é nosso ou teremos de contratar uma empresa. Ai está a primeira demonstração da função de coordenador. Ele decide se teremos de investir em um bom som e próprio de campanha, ou se contrata uma empresa que vai nos acompanhar por todo o período. Locação de vans, alimentação para a equipe que vai mobilizar pessoas daquelas cidades próximas, e as demais estratégias solicitadas, cabem ao coordenador auxiliar e viabilizar.

Achar essa pessoa não é serviço fácil. De alta credibilidade, muitas vezes falará pelo candidato e será alvo de críticas das mais diversas, entre elas, “Certeza que ele será o chefe de gabinete” ou ainda “é ele quem vai mandar no estado”

Isso é comum, mas oriento que essa pessoa tenha alta credibilidade, conhecimento e relacionamento a altura de viabilizar as demandas e que transmita seriedade e mostre que o candidato tem já, tudo muito organizado.

Inicie procurando já pois outras qualificações e profissionais que são extremamente importantes na campanha estão no livro Mapa do Voto 3, que você já percebeu ser um produto altamente colaborativo para suas ações iniciais em pré-campanha.

Compre primeiro CLICANDO AQUI

Don't miss a beat!

New moves, motivation, and classes delivered to your inbox. 

We hate SPAM. We will never sell your information, for any reason.