
Saiba o que é o capital político e como colocá-lo em prática
Ser político é ter, entre suas habilidades, o hábito de conversar e se relacionar com as pessoas. Dessa forma, o candidato mantém ativo seu capital político. O sociólogo francês Pierre Bourdieu foi um dos primeiros autores a levantar reflexões sobre o “capital político”. A expressão é sinônimo de reconhecimento, popularidade, apoio e aceitação pública.
Como profissional da carreira política, você precisa se familiarizar com essa expressão, unir estratégias e colocá-la em prática para alcançar votos e vencer a disputa eleitoral de forma expressiva.
Os grandes parceiros do capital político são os meios de comunicação tradicionais ou digitais, público ou pessoal. É por meio desses canais que o candidato terá uma janela para ampliar sua visibilidade, e legitimidade, como figura política.
Para gerar e acumular capital político, o candidato deve trabalhar sua imagem e credibilidade desde o início de sua pré-campanha. Mas como? Desempenhando um papel, com ética e responsabilidade, ampliando o conhecimento das redes sociais e escolhendo o formato ideal para abastecê-lo com frequência.
Se for preciso, o candidato deve fazer ajustes em sua imagem e comportamento, mas sempre mantendo a comunicação contínua. O candidato deve agir com constância, trabalhar internamente fortalecendo o reconhecimento com o partido e fazendo o monitoramento dos adversários.
Seja visto e lembrado para ser votado.