Back to Blog

Desvendando a espiral do silêncio

Oct 21, 2021

Uma das importantes teorias que se tem para ganhar uma eleição está baseada na Espiral do Silêncio. Defendida continuamente desde 1974, por Elisabeth Neumann, ela diz que as pessoas que detém de uma opinião ou um ponto de vista minoritário, tendem a cair no silêncio ou no conformismo perante a opinião pública. 

Seria um círculo vicioso, em que se distorce a imagem da realidade e desacredita a definição da opinião pública. E o que isso quer dizer?  Quer dizer que, em um determinado momento, podemos ser parte do que se discute e do que se analisa até sermos desacreditados se a minoria, que até então estava em silêncio,  ganhar força e espaço ao ponto de mudar o conceito da população.

Na espiral, há a tendência em não expressar a opinião publicamente quando há possibilidade de rejeição, objeções ou desdém. Já passou por aquele momento em que é melhor para de dar opinião por estar se sentindo acuado? Então..

Quando se conclui que a opinião é aceita, a tendência é expressá-la com convicção. Ou seja, você só ouve todos falarem com convicção porque esses já tiveram uma aceitação, seja a favor ou contra. 

Outro argumento é que nem sempre o ponto de vista mais forte é defendido pela maioria da população.

A Espiral também defende que a opinião pública é limitada no tempo e no espaço. Ou seja, a opinião pública está, ou tem, uma posição por um determinado espaço de tempo porque ninguém pensa a mesma coisa para sempre, exceto os valores morais, e aí vai ganhando novos espaços.

Ciente desses conceitos, o desafio agora é mapear (e alcançar estrategicamente) aqueles que estão vendo, ouvindo, lendo, absorvendo, mas que ainda não se posicionaram e nem se manifestaram sobre seu candidato.

Para ganhar a eleição estude e aprimore seus conhecimentos. O novo curso da Academia Mapa do Voto, Jornada do Eleitor, para se preparar para as eleições de 2022 e 2024 já está no ar. São 13 módulos, 52 videoaulas, 13 podcasts, 13 e-book e cerca de 150 slides em PDF e 1 jingle para sua campanha!

Don't miss a beat!

New moves, motivation, and classes delivered to your inbox. 

We hate SPAM. We will never sell your information, for any reason.