
Entendendo a criação do consenso
Essa é a forma de atingir um segmento pela emoção de uma ou mais pessoas frente a um grupo que é incentivado a convergir um a uma direção. Um dos exemplos mais tradicionais são as palmas em um evento. A qualquer momento, no final de uma frase ou um pronunciamento, pessoas mais efusivas iniciam uma salva de palmas e os demais seguem no mesmo sentido. Aplaudem mesmo não concordando totalmente com o que foi apresentado.
Criar consenso positivo por meio de depoimentos de pessoas que conhecemos para falar sobre o trabalho ou a importância da persona do candidato ou político é muito utilizado.
As avaliações em sites de compra ou reservas de hotéis, por exemplo, levam muitos a se decidirem por um apartamento não pela propaganda, mas sim, pelos comentários dos hospedes anteriores.
Outro método é provocar emoção quando disparamos gatilhos para aumentar a difusão de informação, trabalhando em diversos segmentos para formação da opinião publica.
“Mais de 75% acreditam que este projeto trará muito benefício a população. Este é o gatilho da cientificidade, onde as pessoas avaliam, ao se deparar com esse índice, que faltam poucas pessoas a concordar com tal proposta e a tendência de conversão do restante é bem mais fácil”.