
Como escolher sair para prefeito ou vereador?
Não agora, mas logo em breve, algumas pessoas inseridas no processo eleitoral poderão receber um convite para disputar as majoritárias, embora estivessem se preparando para concorrer a vereança.
Na realidade, esse tipo de convite acontecerá em razão da mudança nas coligações promovendo cálculos para os quocientes eleitorais serem atingidos e conquistar mais cadeiras nas Câmaras Municipais.
Ocorre que, sempre dois grupos possuem maior musculatura na disputa, principalmente em cidades menor que 150 mil habitantes, o que seria quase 80% dos 5.568 municípios, o terceiro, quarto ou quinto candidato, sempre terão um caminho bem mais longo à percorrer, sem falar sobre os recursos e equipes a serem utilizadas na campanha.
Mas por que isso acontece?
O brilho nos olhos de uma pessoa que estava se preparando para ser candidato a vereador, ao receber o convite para ser prefeito, muda completamente. E isso pode lhe cercear a chance de entrar para a política, pois para vereador, teria chances suficientes, mas para prefeito o jogo é outro. Pesado, que requer estrutura, recursos e um grupo determinado em elegê-lo. Daí você poderá ficar fora mais quatro anos.
Se eleger prefeito precisa de estrutura, conhecimento e investimento completamente diferentes e mais ajustados ao cargo.
Melhor avaliar muito bem todas as oportunidades, entender o ambiente eleitoral que será desenhado pela frente e acalmar os ânimos, pois, candidatura de alavancagem é apenas nas eleições gerais, mirando as municipais. E não o contrário.