Back to Blog

Como montar sua equipe e mapear eleitores

May 11, 2021

O relacionamento, o grau de influência e o poder de agregar são habilidades que já fazem parte do candidato, mas, uma campanha vitoriosa depende, prioritariamente, do esforço de uma equipe motivada e dedicada. Essa equipe começa dentro de casa com cônjuge e filhos. 

Os familiares e os amigos próximos do candidato serão os precursores do projeto político. Abrirão caminho para dar visibilidade ao candidato, irão representá-lo e defenderão seus projetos sem medir esforços para cooptar eleitores e garantir votos.  


Com a equipe montada, é hora de mapear os eleitores. Faça um levantamento do número total de eleitores da região na qual pretende lançar sua candidatura no estado, pontue quais são as características dos eleitores que têm a possibilidade de agregar votos a você.  O site do TSE pode auxiliar nesse levantamento a quantidade de votos por região ou eleitores..

Determine o perfil do seu eleitor em três segmentos: geográfico, demográfico, psicográfico.  Por exemplo, de acordo com sua idade, sexo, renda, nível de escolaridade, profissão, raça, religião, município onde mora, estilo de vida e hábitos de consumo, qual grupo social dará atenção às suas propostas?

A tendência é que os eleitores busquem candidatos que se enquadrem, ou que pelo mesmo entendam, a realidade em que vivem e que tenham objetivos em comum. E, dentro desse grupo de eleitores, o candidato terá segurança e poder de persuasão para apresentar as propostas sem sofrer tantos contra ataques. Além disso, conquistará mais facilmente a empatia do eleitor.

Muitos já deram início à sua pré-campanha, portanto reúna o grupo de pessoas que acredita na sua causa, que se importe com você e que dará apoio quando necessário. Aliada aos eleitores estrategicamente mapeados, sua equipe vai te auxiliar a dar musculatura para uma campanha vitoriosa!

Don't miss a beat!

New moves, motivation, and classes delivered to your inbox. 

We hate SPAM. We will never sell your information, for any reason.