Back to Blog

Cenário Político e a Covid-19

Apr 01, 2021

Lockdown, bloqueio total, isolamento, restrição. Medida imposta pelo estado mediante calamidade pública para minimizar a circulação em vias públicas e/ou a aglomeração de pessoas em estabelecimentos comerciais. Tem por objetivo conter a propagação de um vírus (no cenário atual, o SARS-CoV-2)  e, consequentemente, diminuir a quantidade e a velocidade de contágios. 

Após essa definição, sigo com um questionamento para vocês: ao assumir uma prefeitura, um governo estadual ou até o governo federal, qual seria o seu posicionamento em relação ao lockdown? Se optasse por implementá-lo, quais seriam seus argumentos? 

Tomaria uma medida extrema ciente dos impactos econômicos, políticos e sociais? O que deveria prevalecer, o direito à saúde ou à liberdade econômica? Sob quais circunstâncias podem ser decretado o fechamento das atividades não essenciais? O que são essas atividades e por quem são classificadas?  

O respaldo jurídico se dá por meio da lei 13.779/20, que prevê que as medidas poderão ser determinadas com base em evidências científicas, em análises sobre as informações estratégicas em saúde e deverão ser limitadas no tempo e no espaço ao mínimo indispensável à promoção e à preservação da saúde pública. O critério base deve partir das cidades com pior índice da pandemia, mediante indicadores hospitalares e transmissão viral. 

E como saber o índice do seu município? Bom, o termômetro para evitar o colapso na saúde é o monitoramento da taxa de ocupação dos leitos (que deve estar abaixo de 90%) e da taxa de incidência do vírus considerando a quantidade proporcional de casos confirmados para cada 1 milhão de habitantes - que deve ser inferior a 1.

Mas como saber se estou tomando a decisão certa? Como implementá-la em meu discurso e estar preparado para o embate? 

Para saber essas respostas e ouvir outras considerações, convido você para assistir as videoaulas e refletir sobre o cenário político em tempos de pandemia.

Don't miss a beat!

New moves, motivation, and classes delivered to your inbox. 

We hate SPAM. We will never sell your information, for any reason.